terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tragédias como entendê-las??? (Introdução)

Fiz um estudo sobre tragédias, sobre as coisas que nos aflige não coisas como acidentes e tal, mas tragédias grandes ditas "tragédias naturais" eu não acho que tudo é tão natural assim, mas eu dividi meu estudo em váaaaarias partes, sei que não é do interesse da maioria mas acho que um pouco de conhecimento é sempre bem vindo, meus estudos são baseados em pesquisas da internet, livros que lí, revistas e algumas idéias são minhas mesmo, de qualquer maneira tá aí vou tentar ser útil de alguma forma!!!

Tragédias existem e todos sabemos o quanto são destrutivas, não sou uma especialista no assunto mas confesso que tenho muita curiosidade de quais são os principais motivos que as causam, por exemplo aquilo que aconteceu no Rio de Janeiro e que acontece em Santa Catarina todos os anos são tragédias anunciadas, todo mundo sabe que aquilo vai acontecer mas parece que o pessoal fica esperando o pior para tomar alguma atitude, tantas vidas são perdidas simplesmente porque todos ficam só observando, tanta coisa poderia ser evitada se as regras simplesmente fossem respeitadas!!!

Construir em encostas, devastar áreas imensas, invadir áreas de proteção ambiental onde existem nascentes, rios e matas de galeria, não sou especialista, sou apenas uma Arquivista, não entendo muito de urbanização, mas não é preciso ser um gênio para entender que o crescimento desordenado, a invasão de áreas imprópria, o lixo jogado em todo e qualquer lugar, isso daria em alguma coisa!!!

Nos rios podemos encontrar desde latinhas de bebidas até colchões, restos de carro, restos de obra e por aí vai, os rios são drenados dia e noite para a retirada de areia para uso na construção civil, deixando os leitos lamacentos e sem proteção, as margens são devastadas deixando-os nús, há lixo doméstico de todas as maneiras sendo arremessados diariamente tornando impossível a natureza se reconstituir, mas o pior é que nós brasileiros temos o péssimo hábito de querer dar um jeitinho nas coisas sendo que nós mesmos com esse famoso jeitinho é que nos ferramos literalmente.

Não sou perfeita, não sou moralista e muito menos uma ambientalista, gosto da natureza e como as coisas são, sei que tenho uma parcela de culpa, pois quando saio de carro a fumaça do meu carro polui, quando compro ítens com embalagens plásticas e as jogo fora no lixo comum, sei que vai para o aterro sanitário onde não tem tratamento, quando compro xampus feito com químicas não biodegradáveis estou contribuindo para a sujeira nas águas, então não adianta o simples fato de dar descarga e despachar aquele cocozinho que vc acabou de fazer já é um ato de degradação ao meio ambiente!!!

Não tem jeito todo mundo tem culpa, principalmente quando estamos exercendo nosso direito de cidadão (VOTO), entra ano e sai ano e as pessoas escolhem os mesmos políticos, sempre a mesma coisa, cada eleição é uma palhaçada, a maioria está acomodada e acha que está bom do jeito que está, sinto muita pena de quem trata sem voto com esse descaso. O resultado vemos nas tragédias de todos os dias, a nossa Presidente pelo menos essa foi lá no Rio viu com seus próprios olhos a tragédia, achei uma atitude nobre, só essa atitude fez valer meu voto, gostaria de saber quantos políticos foram lá, olharam com seus olhos bem de pertinho aquela infelicidade toda ou será que ficaram na segurança e conforto de seus gabinetes pensando no que fazer com a verba no mês???

É de doer no coração ver tantas famílias alí jogadas, tantas crianças e idosos, mulheres e homens que juntaram todas as suas economias e construiram um sonho e após isso vem uma tragédia como aquela e leva tudinho que eles tem!!!

A culpa disso é dá má administração das cidades, como podem permitir aquilo, Angra dos Reis foi um grande exemplo, qualquer especialista neste assunto poderia comprovar que aquela região era imprópria para a construção de moradias, hospedagens ou seja o que for!!! Porque não agiu , porque não fiscalizou, porque não impediu??? Ainda há tempo muitas vidas podem ser salvas se as providencias forem tomadas logo, vamos esperar, mas duvido muito que alguma coisa mude, ano que vem será a mesma coisa!!!

O próximo objeto de estudo serão os ciclones, acho magníficos, assustadores e tão poderosos quanto bombas atômicas!!! Terrível mas é verdade!!!

Bjs

Nenhum comentário: