terça-feira, 25 de novembro de 2008

Vovós!!!

Hoje não é Segunda hoje é Terça!!! Sempre acho que a semana começa na Terça, nunca tenho uma boa idéia para segunda-feira e acabo ficando sem postar, se bem que se eu não postar no começo da semana eu acabo esquecendo de postar todos os outros dias, hoje estou sem inspiração, hoje estou com os olhos ardendo sendo assim todo e qualquer assunto que eu levantar hoje pela manhã, não será de grande importância afinal o que é realmente importante?
Deixo por sua conta caro leitor determinar se o que escrevo é ou não é de importância.

Hoje vou falar sobre a relação entre pais e filhos!

Vamos começar por mim, meu pai é uma pessoa que teve uma vida relativamente sofrida, quando criança não conheceu o pai, foi criado pela mãe até os três anos, quando esta veio falecer, de tétano, ficou só no mundo com uma irmã 2 anos mais velha, então a avó materna o acolheu, não por caridade mas por total falta de opção mesmo, ela não poderia deixar os dois netos orfãos sozinhos no mundo a pobre mulher também vivia numa situação muito precária, uma senhora de idade cuidando de duas crianças pequenas, minha bisavó não tinha nada, vivia de favor num casebre no meio do pasto, o tio de meu pai, havia dado a sorte de se casar com uma mulher mais velha e com dinheiro, meu tio avô tava pouco se lixando com a mãe dele, pois ele tinha dado sorte na vida e tinha conseguido uma mulher para se escorar, sorte mesmo!!!


Enquanto isso minha bisavó vivia de costuras que fazia e migalhas que ele mandava, desta maneira ela sustentava as duas crianças, meu pai muito cedo começou a ajudar a pobre velhinha, minha tia não sei muito sobre ela, por isso não falarei dela a única irmã do meu pai e não sei nada sobre ela!!!


Tempo passa o tempo voa e a pobre velhinha desenvolve um caroço sob a pele e eis que aparece um médico de meia tigela que a opera com instrumentos improvisados e enferrujados, consequentemente minha bisavó adoece e morre de tétano.

Mas o que é o Tétano?


O tétano é uma doença infecciosa grave causada por uma neurotoxina produzida pelo Clostridium tetani, uma bactéria encontrada comumente no solo sob a forma de esporos. O tétano, uma doença imunoprevenível, pode acometer indivíduos de qualquer idade e não é transmissível de uma pessoa para outra. A ocorrência da doença é mais freqüente em regiões onde a cobertura vacinal da população é baixa e o acesso á assistência médica é limitado. Retirado do site:http://www.cives.ufrj.br/informacao/tetano/tetano-iv.html.
Espasmos musculares de um paciente que sofre de tétano. Pintado por Sir Charles Bell, 1809


Com certeza deveria ser uma imagem horrível para duas crianças orfãs presenciarem, a morte advém da contração desregulada dos músculos da respiração e consequente asfixia. Até entendo porque meu pai é uma pessoa tão grossa e truculenta, durante a infância não viu nada muito muito bonito, se bem me lembro do que me dizem as duas avós mãe e filha padeceram do mesmo mal!!!

Meu pai acabou indo morar com algumas tias no maranhão e depois no interior do goiás, uma vida sofrida e cansada, sempre trabalhando, mas acho que no fundo ele gostava, tinha suas alegrias talvez esse seja o período que ele tenha sido mais feliz na sua vida, a infância sempre guarda algumas alegrias, por mais sofrida que seja sempre existe alguma esperança!!!



Nenhum comentário: