sexta-feira, 27 de março de 2009

Os Sete Pecados/Virtudes 04/07!!!

Gula:

Segundo o dicionário Michaelis:

1 Excesso na comida e bebida.
2 Predileção para boas iguarias.
3 Gulodice.
4 Moldura, em forma de S, na cornija ou cimalha.
5 Carp Espécie de plaina.
6 Entom Peça mediana ventral da cabeça dos insetos.
7 ant Goela. Antôn (acepção 1): temperança, sobriedade.
8 mocha: cepo de carpintaria, com que se fazem molduras, em forma de gula sem filete!!!

Gula é muito mais do que achar que vc tá comendo demais!!! Gula é comer sem fome, é comer compulsivamente, achando que o mundo vai acabar amanhã, ou melhor vc não precisa achar nada, só comer, comer comer, é aquela necessidade de enfiar algo na boca e sentir a coisa descendo goela abaixo e nem sentir o sabor do que vc come, mas como saber se vc está comendo demais??? O físico denuncia, tem também o colesterol entre outras coisas, no final de tudo a gente vai ter uma eternidade só o osso mesmo, mas tirando a piadinha, a gula é muito mais do que um pecado capital, a gula é uma espécie de suicídio involuntário, como um suicídio é involuntário eu não sei, mas gula é isso!!!

Mas antes de apontar meu dedinho para um gordinho e chamá-lo de glutão, é importante saber que nem todo gordo é guloso, nem todo gordo come compulsivamente, alguns tem o metabolismo bem mais lento, outros sofrem de problemas hormonais, o que justifica a pessoa comer normalmente mas engordar constantemente, e tem aqueles doentes também que comem de tudo depois vomitam ou se entopem de laxantes só porque ficaram de consciência pesada, afinal ninguém gosta de estar gordinho, mas as vezes estar gordinho é um indicativo de um deficit alimentar, não quer dizer que vc esteja bem nutrido, normalmente é porque vc não consegue queimar tudo que consome!!!


Tem gente que tem tesão por gordos, tem gente que acha lindo ser gordo, na idade da pedra as mulheres consideradas mais bonitas eram a mais gordas, lógico, num mundo que o povo ralava horrores para conseguir comida, uma mulher gorda era um achado!!! É mais ou menos como hoje, as mulheres hoje para serem consideradas bonitas, são magras, justo o contrário dos tempos antigos, hoje tem comida em abundância, então para vc ser magra é difícil, ser gorda é que é facil!!! Temos a população Estado Unidense, o maior índice de gordos do mundo, lá é super normal vc encontrar uma criança de dois anos pesando 15kg ou mais!!!



Mas por incrível que pareça não são só os homens que são gulosos e gordos, animais domésticos que incorporam a mania dos donos de comerem descontroladamente, aliás os animais domésticos refletem e muito o comportamento dos seus donos, é muito fácil vc ver uma mulher ou homem gordos, acompanhados de animais gordos, filhos gordos e etc!!!


A gula não é o pior dos pecados, a gula é algo que atinge só uma pessoa, o portador, a gula pode ser considerado mais uma doença do que um pecado, raramente uma pessoa e comilona faz isso conscientemente, a pessoa age de modo quase que irracional, não tem noção do mal que faz a sí mesmo, as vezes ela come só por comer e quando percebe chegou num estágio crítico que não tem um simples retorno!!!

Acho que esse é aquele mexicano que pesava quase 500kg!!!

Nenhum comentário: